FAQ

Dúvidas ???

1. A prática do RPG incita à violência?


R: As pessoas psicologicamente sadias convivem com a violência diariamente, seja no noticiário internacional sobre as guerras ou nas ruas da própria cidade, e nem por isso se tornam criminosos. A "violência" atribuída a alguns cenários de RPG é imaginária: ela é narrada simplesmente, da mesma maneira que alguém contaria um assalto que presenciou nas ruas. O jogo nunca concretiza essa violência imaginária, mas antes funciona como válvula de escape para as tensões internas provocadas pela violência real do mundo em que vivemos.


2. O RPG está ligado ao ocultismo?


R: Não. RPG é ficção e, como tal, tem a liberdade de recorrer a diversas fontes como inspiração para boas histórias. Alguns cenários apresentam como personagens criaturas extraídas do imaginário da humanidade, como vampiros, lobisomens, centauros, anjos e dragões, mas não existe nenhuma relação escusa entre os jogos de representação e o ocultismo. Os filmes O exorcista e Cidade dos anjos  recorrem a esse mesmo imaginário para entreter as platéias e nem por isso são considerados "ocultistas". O mesmo se aplica aos cenários de RPG que tratam de temas semelhantes.

3. Existem RPGs didáticos e/ou paradidáticos?


R: Existem algumas publicações em português que trazem cenários históricos e não fantasiosos que podem ser trabalhados como didáticos ou paradidáticos e também roteiros de aventura já projetados com objetivos didáticos ou paradidáticos em mente. Consulte a Bibliografia.


4. Como posso levar o RPG para minha sala de aula?


R: Antes de mais nada, procure conhecer a fundo a prática do RPG. É bem possível que alguns de seus alunos sejam RPGistas. Converse com eles, jogue e aprenda com eles. Eles dominam uma técnica narrativa valiosa, pois sabem contar histórias nas quais os personagens principais são interpretados por outras pessoas. É essa técnica que você precisa aprender. Uma outra possibilidade é procurar cursos de formação de narradores ministrados por educadores que já dominam a narração interativa. A LUDUS CULTURALIS oferece oficinas desse tipo.


5. Qual é o melhor cenário e/ou sistema de regras para a sala de aula?


R: O seu. Os cenários e sistemas publicados, em sua grande maioria, não foram criados com objetivos pedagógicos em mente. A função deles é divertir. O que você deseja levar para a sala de aula é a técnica da narração interativa, e não um cenário ou sistema específico. Dominando essa técnica, você e seus alunos serão capazes de contar qualquer história. Juntos, você e seus alunos podem criar as próprias regras.

 

Fonte: https://www.ludusculturalis.org.br/faq/rpg.php

Pesquisar no site

© 2008 All rights reserved.